Brasil registra novo panelaço em várias cidades com pedidos de renúncia e gritos de Fora Bolsonaro’

0
1349
COMPARTILHE AGORA!!

No dia em que completou 65 anos, o presidente Jair Bolsonaro ganhou de presente de aniversário um ‘panelaço’ na noite deste sábado, 21.

As manifestações deste sábado foram planejadas pelas redes sociais, principalmente Twitter WhatsApp, ao menos desde o terceiro dia de panelaços, na quinta, 19. As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, formadas por centenas de movimentos sociais, sindicais e partidos de esquerda, também convocaram o novo panelaço para este sábado.

Em São Paulo, há relatos de manifestações nos bairros Bela Vista, Lapa, República, Vila Madalena, Vila Romana, Pompéia, Sumaré e Perdizes.

As manifestações foram registradas em diversas capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Recife e Salvador.

Crise

As manifestações contra Jair Bolsonaro ocorrem em meio à crise do novo coronavírus. Na última sexta-feira, 20, o presidente voltou a minimizar a pandemia da covid-19, que já matou mais de 10 mil pessoas no mundo, e tratou a doença como uma “gripezinha”.

“Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar”, disse o presidente após o Estado questioná-lo, em entrevista no Palácio do Planalto, a razão de ele não tornar público os resultados dos seus exames. Para o ministro da SaúdeLuiz Henrique Mandetta, o sistema de saúde brasileiro entrará em colapso em abril devido ao avanço da pandemia.

Na quarta-feira, 18, diante da convocação de panelaços contra o seu governo, o mandatário classificou o movimento como “espontâneo” e uma “expressão da democracia”. Ele ainda criticou a divulgação da imprensa sobre os atos e citou um panelaço a favor do governo, que ocorreram em ao menos oito capitais.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

– O jornal Hoje (TV Globo) e Veja on line, divulgam, de forma ostensiva, PANELAÇO hoje às 20h30 contra o Presidente Jair Bolsonaro.
– Mas a mesma imprensa, que se diz imparcial, NÃO DIVULGA outro PANELAÇO, às 21h A FAVOR DO GOVERNO JAIR BOLSONARO.

Levantamento do Estado mostrou que o governo de Jair Bolsonaro passou a ser alvo de panelaços nesta semana até em regiões que garantiram ao presidente 80% dos votos no 2º turno contra Fernando Haddad (PT) em 2018. / COM FELIPE FRAZÃO E MARLLA SABINO

COMPARTILHE AGORA!!