Limpar a casa, te ajuda a diminuir a ansiedade e estresse, diz psicólogo

0
101
COMPARTILHE AGORA!!

E ae, preoculpado com a nossa matéria, então da uma lida por completo: Para um certo tipo de pessoa, levar alguns minutos para misturar o Swiffer Wet no chão da cozinha pode parecer com os efeitos calmantes da meditação.

Mesmo a visão de uma casa impecável – especialmente no final de um dia longo e estressante – pode temporariamente parecer menosprezar o que está incomodando.

Se você é uma dessas pessoas, pode haver algumas explicações sobre por que a limpeza se traduz em níveis mais baixos de estresse e ansiedade para você, diz Darby Saxbe, professor assistente de psicologia da Universidade do Sul da Califórnia.

“[Limpeza] dá às pessoas uma sensação de domínio e controle sobre o meio ambiente”, diz ela. “A vida é cheia de incertezas e muitas situações estão fora de nossas mãos, mas pelo menos podemos afirmar nossa vontade em nosso espaço vital.

A desordem também pode distrair visualmente e servir como um lembrete incômodo de tarefas e tarefas desfeitas.

Do ponto de vista prático, muitas pessoas também gostam de saber que é fácil acessar as coisas de que precisam.

É frustrante viver em um espaço desordenado, onde é difícil encontrar objetos úteis, diz ela.

Sua pesquisa sugere que as mulheres que acham seus ambientes domésticos estressantes têm humor mais deprimido durante o dia, enquanto aquelas que acham que suas casas são restauradoras têm menos humor deprimido.

Nem todo mundo, no entanto, tem a mesma afinidade com a limpeza – um fato que você talvez conheça muito bem se já tiver discutido com outra pessoa sobre o estado da pia da cozinha.

A personalidade pode ser parte disso: de um modo geral, as pessoas que gostam de limpar podem ser mais conscientes e detalhistas, diz Saxbe, enquanto as pessoas que não gostam podem ser mais espontâneas e menos organizadas.

A psicologia por trás dos efeitos redutores de estresse da limpeza também pode ter uma base evolutiva. As pessoas às vezes recorrem a rituais – incluindo limpeza – para reduzir o estresse decorrente de outras partes de suas vidas, diz Martin Lang, um antropólogo evolucionário da Universidade Masaryk, na República Tcheca, que estuda o comportamento ritualizado.

“A mente humana gosta de prever coisas”, acrescenta Lang. “Gostamos de saber o que vai acontecer porque nos permite sobreviver e extrair recursos do meio ambiente”.

Quando nos falta o controle – ou percebemos que as coisas são caóticas e imprevisíveis – podemos sentir ansiedade.

Do ponto de vista evolucionário, isso significa ser um impulso útil, diz Lang. “Isso nos empurra para tomar precauções e tentar controlar nosso ambiente para que não haja nada de surpreendente que possa nos prejudicar.”

Há outros fatores em jogo também: “Se houver ordem para a casa ou para o ambiente, podemos nos sentir seguros e como podemos nos mover no espaço”, diz Lang, o que poderia ajudar a explicar seus efeitos de alívio da ansiedade.

Quando você limpa, você também se move e se comporta de maneiras previsíveis, muitas vezes repetitivas. Só isso “pode ​​ser um mecanismo cognitivo que pode ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade”, diz ele.

Em um estudo, Lang descobriu que as pessoas que estavam preocupadas com um discurso público usavam um pano de limpeza sobre um objeto mais vezes do que aquelas que não estavam ansiosas.

Nos extremos, no entanto, a relação de uma pessoa com a limpeza pode ser um sinal de um problema subjacente mais preocupante.

Medo de germes ou contaminação, uma obsessão por ter coisas simétricas ou em uma ordem perfeita, limpeza excessiva, ordenação ou arranjo de coisas de uma forma precisa e específica, por exemplo, podem ser sinais de transtorno obsessivo-compulsivo, de acordo com o National. Instituto de Saúde Mental.

Enquanto isso, as pessoas que se sentem perfeitamente confortáveis ​​vivendo na miséria podem ter atividade reduzida no córtex insular e na amígdala do cérebro, sugere a pesquisa.

Mas se simplesmente arrumar você se sentir melhor depois de um dia difícil, não há desvantagem em administrar o vácuo quando o clima piora.

COMPARTILHE AGORA!!