Cientistas anunciam descoberta de célula capaz de regenerar qualquer órgão do corpo

0
598

Um grupo de biólogos conseguiu identificar e isolar a célula viva de um organismo capaz de se regenerar, de acordo com um relatório publicado pela revista Cell.

Neste momento é planária, uma família de vermes que quando cortados em pedaços pode regenerar cada peça em um indivíduo totalmente formado, uma capacidade que tem atraído o interesse científico por décadas

Há mais de um século, determinou-se que a regeneração se deve à multiplicação de certos tipos de células que eram chamadas de “neoblastos”. Mas os experimentos mostraram que nem todos eram adequados para a regeneração. e determinou que a regeneração foi baseada na multiplicação de certos tipos de células chamadas ‘nematoblastos’. Mas os experimentos mostraram que nem todos eram adequados para a regeneração. Quando as células-tronco pluripotentes foram descobertas, ficou evidente que elas são precisamente o tipo de neoblastos capazes de regeneração.

No entanto, até recentemente, os pesquisadores têm lidado com as ferramentas que ajudam a identificar esses tipos de células, isolá-las e estudá-las sem destruí-las.

Em busca dos verdadeiros neoblastos O grupo liderado por Alejandro Alvarado, do Instituto de Pesquisa Médica Stowers (Estados Unidos), selecionou as células que geram a proteína piwi-1, um marcador identificado de células-tronco. Durante o estudo, eles determinaram que essas células são divididas em duas classes: aquelas que produzem uma grande quantidade de piwi-1 e aquelas que o fazem em menor escala. Ao estudar o DNA de ambas as classes, os biólogos concluíram que apenas o primeiro poderia representar os verdadeiros neoblastos.

Os investigadores Eles selecionaram cerca de 8.000 células dessa classe e sequenciaram seu RNA, que revelou 12 variedades de célulasmãe com altos níveis em piwi-1. Depois de analisar seu DNA, os biólogos descartaram todos os candidatos cujos genes mostravam uma especialização e eram formados, o que faria parte da pele, etc.

Desta forma ele manterá as variedades que pretendem ser pluripotentes. Os cientistas os codificaram como Nb1 e Nb2. Este último revelou ser o tspan-1, que pertence ao ‘tetraspanina’ chama, uma família de proteínas muito antigos representados nas células de animais, plantas e fungos, sendo talvez a sua protea ancestral comum.

As funções da matemática ainda não foram totalmente estudadas, mas o importante é que elas são conhecidas por estarem na membrana celular. Os pesquisadores criaram agressões sensíveis à TSPAN-1, que ajudaram a identificar e isolar as células Nb2.

Para verificar se a verdade era o “elixir da vida”, os biólogos expuseram alguns planejadores a uma dose letal de radiação e os transplantaram para uma única célula Nb2. As histórias de transplantes salvaram os vermes, aparecem, condenados.

Uma célula-tronco substituiu todas as células e órgãos mortos. O importante é que as moléculas usadas como verdadeiros marcadores também são geradas no corpo humano. É por isso que os cientistas admitem que o organismo humano pode contar com mecanismos de regeneração latente, que eles aceitam ativar.